Pedido de CPI da Fake News é protocolado na CLDF

O pedido é do distrital Hermeto, que visa responsabilizar aqueles que produzirem notícias caluniosas com a intenção de enganar

O deputado distrital Hermeto (MDB), protocolou nesta quarta feira (07), documento para instauração da CPI da Fake News na Câmara Legislativa do DF. Não é de hoje que mentiras são divulgadas como verdades, mas foi com o advento das redes sociais que esse tipo de publicação popularizou-se.

Fake news é um termo em inglês usado para referir-se a falsas informações divulgadas ou boatos. Este tipo de ‘notícia’ é escrita e publicada com a intenção de enganar, a fim de se obter ganhos financeiros ou políticos, muitas vezes com manchetes sensacionalistas, exageradas ou evidentemente falsas para chamar a atenção.

Todas as pessoas estão expostas a passar por esse tipo de manipulação de informação, que pode constranger e até mesmo denegrir uma imagem de forma improcedente e infundada. Quando se trata de autoridades públicas, como parlamentares por exemplo, a consequência é ainda maior, pois a mentira afeta não só o político, mas todos que depositaram nele a confiança de serem representados.

“Eu, como muitas pessoas, sou vítima desses inescrupulosos das redes sociais que bolam vídeos, fazem montagens e denigrem a imagem de terceiros. Todas as pessoas podem ser atingidas por esses crimes cibernéticos tendo suas vidas expostas e sua reputação manchada. Vamos responsabilizar esses criminosos que se escondem atrás de um computador, precisamos dar um basta nisso.” Afirmou Hermeto.

Com a criação da CPI, será possível ouvir depoimentos e conduzir investigações sobre informações inverídicas que são constantemente disseminadas de forma leviana. E conforme for o resultado da apuração dos fatos, responsabilizar os criadores da notícia falsa.

Por Larissa do Vale

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui