Lei do deputado Hermeto garante ampla divulgação de foragidos no DF

Informações devem ser prioridade em sites da Segurança Pública no DF

Quanto mais rápido um fugitivo ou foragido for capturado, mais segura a população vai estar. Uma forma de agilizar esse processo é através da identificação do suspeito. Para isso, todas as informações necessárias precisam estar disponíveis de forma fácil e acessível.

A Lei N° 6.788/2021, de autoria do líder do governo deputado distrital Hermeto (MDB), sancionada em janeiro deste ano, propõe justamente isso, que se priorize nos sites da PCDF e da Subsecretaria do Sistema Penitenciário, todas as informações necessárias para uma melhor identificação, como o nome procurado, foto real e possíveis variações de aparência, apelidos, local e data de nascimento, idade, cor dos olhos e dos cabelos, altura, peso, sexo, raça e os crimes cometidos.

“Antigamente só recebíamos as informações através da imprensa de forma genérica. Com esta Lei, vamos poder monitorar de forma individual cada um”, comenta o sargento da Polícia Miliar Edézio Costa.

A ideia é que o conteúdo da página de internet seja organizado de forma a priorizar a divulgação de indivíduos que cometeram crimes hediondos, perigosos e os recém decretados fugitivos.

“Divulgar o máximo possível todas as informação sobre fugitivos e foragidos faz toda a diferença para o trabalho dos policias militares. Assim não vão trabalhar às cegas, como normalmente acontecia”, comenta o autor do projeto, deputado distrital Hermeto (MDB).

Além da ampla divulgação, as páginas de internet devem disponibilizar número telefônico para recebimento de informes e campo próprio para envio de comunicações anônimas on-line, incluindo:

  • onde o indivíduo se localiza ou foi avistado;
  • quando o indivíduo foi localizado ou avistado;
  • outras informações relevantes.

O deputado distrital Hermeto é ST RR da Polícia Militar do DF e tem como prioridade em suas ações parlamentares, àquelas voltadas a defesa e melhoria da segurança pública na Capital Federal.

Leis do deputado Hermeto voltadas para a Segurança Pública:

Lei Nº 6.712/2020 – Dispõe sobre o uso da tecnologia de reconhecimento facial – TRF  e dá outras providências.

Lei N°6.648/2020 –  Dispõe sobre o controle eletrônico para acesso dos alunos nas instituições públicas e privadas de educação básica do DF.

Lei N° 6.517/2020 – Dispõe sobre a Integração do Sistema do Bando de dados dos Órgãos de Segurança Pública no DF.

Lei N° 6.788/2021 – Dispõe sobre a publicização de informações sobre fugitivos e foragidos e dá outras providências.

Lei N° 6.285/2019 – Instituiu o dia 01 de julho como o dia oficial da Policial Militar Feminina no Distrito Federal.

Por Larissa do Vale.

*Imagem: Polícia Civil.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui