Aprovado em 1º turno Projeto de Lei de Hermeto garante tatuagem para cobrir marcas de violência em mulheres do DF

O projeto prevê atendimento a mulheres que sofreram traumas, como queimaduras e cortes

Mulheres que sofreram traumas, queimaduras e diferentes ocorrências, que resultaram em marca e cicatrizes na pele poderão receber tatuagens para cobrir cicatrizes pelo Sistema Único de Saúde no Distrito Federal.

De autoria do deputado distrital Hermeto (MDB), o Projeto de Lei nº 1.411, de 2020 foi aprovado hoje em 1° turno e visa melhorar a autoestima dessas mulheres que passaram por traumas que deixaram marcas na pele. Entre as mulheres que poderão ser beneficiadas estão aquelas que que tiveram que fazer a mastectomia, que é a cirurgia em decorrência do câncer no seio. A chamada mastectomia radical retira por completo o seio afetado pelo câncer. No geral, até por prevenção, são retirados os dois seios. No local, ficam, evidentemente, cicatrizes.

Outra situação que poderá ser beneficiada com o projeto, são os casos de mulheres que foram vítimas de violência, especialmente a doméstica. Mulheres que, apresentam cicatrizes provocadas por corte, queimaduras, entre outras atitudes violentas praticadas contra as mesmas.

“Quando trabalhava como policial atendi muitas mulheres que haviam sofrido violência por parte de seus cônjuges e na maioria das vezes se recusavam a representar contra o marido.” Afirmou Hermeto.

Para Hermeto, o projeto tem o objetivo de amenizar o sofrimento das vítimas.

Por Larissa do Vale.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui