Projeto de Lei reconhece o relevante interesse cultural, social e econômico da Feira Permanente da Candangolândia

Dia da reinauguração da Feira Permanente da Candangolândia – junho 2021

De autoria dos deputados Hermeto e Rodrigo Delmasso o projeto visa reconhecer o espaço que além de comercializar produtos mantém a cultura local

Está tramitando na Câmara Legislativa do DF,  o Projeto de Lei n°1.472/2020, que reconhece o relevante interesse cultural, social e econômico do Distrito Federal a Feira Permanente da Candangolândia. A proposta foi feita pelos deputados Hermeto (MDB) e Rodrigo Delmasso (Republicanos), que reinaugurou a Feira em junho deste ano.

Com suas origens no início da nova Capital, a Feira da Candangolândia existe desde 1986 de forma permanente, mas desde antes do começo de Brasília os participantes se reuniam para vender seus produtos, em um espaço ao lado das atuais instalações, porém muito precário.

A primeira grande reforma da feira foi entregue esse ano à comunidade pelo deputado Hermeto, que enviou emendas e acompanhou de perto as reformas. Toda a feira foi revitalizada, a faixada das bancas, os banheiros, a limpeza ao redor, cercamento entre outros. Por lá os comerciantes e visitantes tem acesso gratuito a internet, através do programa WI-FI Social DF, desenvolvido pela secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.

“Antes a feira era um local conhecido por juntar muitos bêbados nos bares, agora limpa e organizada, dá gosto de sentar para almoçar, ou comprar bons ingredientes nos finais de semana, quando também tem a feirinha de hortaliças frutas e outros.” Ana Maria Santos, moradora da quadra 01 da Candangolândia, ao lado da feira.

A feira é o próprio lugar em que se forma e se reproduz um saber, em geral mantido e transmitido pelo núcleo familiar, de parentesco extenso ou ainda de vizinhança. A Feira desenvolve espaços de comercialização de produtos e circulação de cultura, guardando traços culturais marcantes da cidade, desempenhando papel de importância social e cultural tanto para visitantes como para feirantes.

De acordo com o autor do projeto, que é morados da Candangolândia há 30 anos, a feira tem a nobre missão de promover o desenvolvimento da Candangolândia.

“Hoje a feira, que foi totalmente reformada, contribui para o fortalecimento da economia, assegurando melhor qualidade de vida da população e por isso merece o reconhecimento de relevante interesse social e econômico do Distrito Federal.” Afirmou Hermeto.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui