Revisão do PDOT é aprovada e reforça atuação de Hermeto na Candangolândia, Park Way, Riacho Fundo I e Núcleo Bandeirante

O deputado distrital Hermeto (MDB) comemorou a aprovação de uma ampla lei que estabelece diferentes zonas de proteção ambiental, regularização urbana e estímulo ao desenvolvimento econômico em regiões estratégicas do Distrito Federal. A proposta define áreas de proteção de manancial, cria áreas de interesse ambiental, e transforma parte do Núcleo Bandeirante numa Área de Requalificação de Espaço Urbano (ADE), beneficiando diretamente os moradores e empreendedores dos setores do Park Way, Candangolândia, Riacho Fundo e Núcleo Bandeirante.

Entre as principais mudanças aprovadas na revisão do PDOT, está a criação de áreas de proteção para o manancial Alagado e para o Ribeirão do Gama, no Park Way. O Parque Ecológico do Riacho Fundo foi estabelecido como área de interesse ambiental. Além disso, o Núcleo Bandeirante foi designado como Área de Requalificação de Espaço Urbano (ADE), com estímulo à implantação de atividades econômicas.

As regiões de Candangolândia, Park Way, Riacho Fundo e Núcleo Bandeirante foram integradas ao eixo estrutural de transporte coletivo, com previsão de passagem dos eixos Sudoeste e Sul, pelas margens da EPNB e da EPIA. Também foram incluídas em áreas de interesse habitacional social o Kanegae e as quadras 9, 11, 13 e 15 do Riacho Fundo. No campo da regularização fundiária, foram incluídos os lotes do Setor Placas das Mercedes e do Kanegae (Riacho Fundo), e do Coqueiro (Park Way) como áreas de regularização de interesse específico.

Outras regiões como o Sucupira II e as Chácaras da Candangolândia também foram inseridas como áreas de regularização de interesse específico fora de setor habitacional, e a Vila Cauhy, no Núcleo Bandeirante, foi classificada como área de interesse social fora de setor habitacional. As quadras AC, QN e QS das Avenidas Centrais do Riacho Fundo foram inseridas nas áreas de zoneamento inclusivo.

Hermeto, eleito deputado distrital e com histórico de atuação junto às administrações regionais, aparece como um dos protagonistas no processo de mobilização para aprovar essa lei nas regiões citadas. Em sua trajetória como ex‑administrador e parlamentar, ele foca no tema da segurança pública, da urbanização e do apoio às populações periféricas do Distrito Federal. Ao destacar a lei, Hermeto reforça que a proposta “vai transformar a realidade de áreas que há muito tempo aguardavam regularização, transporte coletivo eficaz, proteção ambiental e condições para empreender”.

Aprovada a lei, os impactos esperados são diversos. Na Candangolândia, a inclusão em áreas de regularização de interesse específico sinaliza avanços para moradores que há anos vivem em situações de precariedade fundiária, com expectativa de facilitar a titularização e a chegada de melhorias de infraestrutura. No Park Way, a definição de áreas de proteção de manancial, somada à inclusão no eixo de transporte coletivo, marca um equilíbrio entre preservação ambiental e mobilidade urbana, fortalecendo políticas verdes e acessibilidade.

O Riacho Fundo será beneficiado em múltiplas frentes: como sede de zona de interesse ambiental com a criação do Parque Ecológico, pela ampliação do transporte coletivo e pela inserção em zoneamento inclusivo, ampliando possibilidades para habitação e ocupação ordenada. Já o Núcleo Bandeirante, ao se transformar em ADE, recebe estímulos para requalificação urbana e atração de novas atividades econômicas, além de ligação com o eixo estrutural de transporte, reforçando sua posição estratégica nas políticas de mobilidade e desenvolvimento.

Essa legislação atende a diferentes demandas locais. No aspecto ambiental, a proteção dos mananciais e a criação de áreas de interesse ambiental asseguram a conservação de importantes recursos hídricos e de biodiversidade urbana. No campo urbanístico e social, a regularização fundiária e o zoneamento inclusivo oferecem maior segurança jurídica para moradores, além de favorecerem o acesso a melhorias estruturais. E no eixo da mobilidade e do desenvolvimento econômico, a integração ao eixo de transporte coletivo aumenta o valor imobiliário das regiões e melhora a conectividade, enquanto a ADE no Núcleo Bandeirante estimula a geração de empregos e empreendimentos locais.

Com a aprovação, o grande desafio agora é transformar a legislação em realidade. Restam etapas como regulamentação, planejamento e execução orçamentária, além de articulação entre governo distrital, administrações regionais e a sociedade civil. A implantação do transporte coletivo, por exemplo, depende de logística, financiamento e cronogramas realistas. Já a regularização fundiária exige levantamento técnico, diálogo com as famílias envolvidas e adequações legais. A proteção ambiental, por sua vez, requer ações constantes de fiscalização e manutenção das áreas definidas.

A proposta aprovada abre caminho para transformações significativas nessas áreas, indo da proteção dos recursos hídricos à regularização fundiária, passando pela mobilidade urbana e pelo desenvolvimento econômico.

Por Vanessa de Araujo

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