Lei que dispõe sobre cirurgia metabólica para tratamento dos portadores de diabetes salva vidas
No Brasil, mais de 10 milhões de pessoas são portadoras da Diabetes Mellitus tipo 2 e desse número, um percentual muito pequeno responde ao tratamento convencional, aqueles que não respondem, em razão da glicose não abaixar, sofrem de péssimas consequências, como cegueira, infarto, AVC, e podem passar até pelo risco de morte.
Preocupado em garantir maior qualidade de vida para essa pequena parcela que não tem bom resultado com o tratamento convencional, o deputado distrital Hermeto (MDB), no ano de 2019 elaborou um projeto, que virou a Lei nº 6.343/2019, sancionada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), que dispõe sobre cirurgia metabólica para tratamento dos portadores dessa doença.
“Isso traz qualidade de vida para as pessoas que já esgotaram a forma convencional de tratar essa doença, além do governo deixar de gastar muito dinheiro na compra dos medicamentos”, disse Hermeto.
O médico referência em cirurgia bariátrica e do diabetes (metabólica), Dr. Renato Teixeira, observa a medida como essencial. “Nesse sentido da saúde, é o projeto mais grandioso para o DF, porque a gente evita que as pessoas tenham lesões renais, evita mortalidade de pacientes jovens, então é um fator que beneficia muito a população”, afirma.