Instaurada na Câmara Legislativa a CPI fará uma investigação dos atos terroristas em Brasília que chocaram o Brasil
Assim como se esperava, a polarização política extrema no país não cessou com o fim das eleições em 2022. Cientistas políticos já previram que o clima de confronto faria parte dos primeiros meses de 2023. O que não foi previsto foi que terroristas disfarçados de democratas atacariam e feririam profundamente a nação brasileira, trazendo vergonha e tristeza para a população.
A depredação ocorreu e agora resta achar e condenar com todo o rigor da Lei, todos os culpados pelos atos terroristas. Para isso, foi instaurada na Câmara Legislativa uma Comissão Permanente de Inquérito (CPI) dos Atos Antidemocráticos, que é a forma que o poder legislativo do Distrito Federal tem de exercer sua função fiscalizadora.
Por meio de votação, Chico Vigilante veterano petista na CLDF ficou com a presidência e Hermeto ex-policial militar com a relatoria.
Hermeto é deputado de segundo mandato reeleito em 2022 com o dobro de votos da eleição de 2018. Conhecido como o “furacão da Câmara”, Hermeto é um dos parlamentares mais atuantes da CLDF. Atualmente preside a Comissão de Assuntos fundiários além de integrar outras três comissões e é reconhecido por seus grandes trabalhos nas comunidades e nas escolas, sempre levando melhoria para os que mais precisam.
Hermeto passou 30 anos na Polícia Militar o que o qualifica ainda mais na relatoria da CPI por conhecer os processos internos da Corporação. Apesar de Hermeto ser o relator, a investigação será feita de forma coletiva e só se tornará o parecer, quando for aprovado pelos membros da CPI.
Quanto a Polícia Militar, Hermeto afirma que a Corporação não pode pagar pelo erro individual de ninguém.
“Nosso foco na CPI será em individualizar as responsabilidades”, disse o parlamentar. E completou “não estamos aqui para fazer uma disputa entre a situação e a oposição e sim, apontar os culpados e os financiadores dos atos antidemocráticos, individualizando todas as responsabilidades”, concluiu.
Hermeto afirma ainda que se soma a milhares de brasilienses e brasileiros que assistiram as cenas dos golpistas depredando o patrimônio nacional com total reprovação.
“A população do DF tem meu compromisso de ir a fundo para apontar os culpados e os financiadores dos atos antidemocráticos”, conclui Hermeto.