O nome escolhido é Abdel Rauf Hassan Husni Karajah, um palestino naturalizado brasileiro que contribuiu para o desenvolvimento da região
O deputado distrital Hermeto (MDB), protocolou o Projeto nº , 18310 que “Dá o nome à Ciclovia que liga a Candangolândia ao Núcleo Bandeirante de Ciclovia Abdel Rauf Hassan Husni Karajah”.
Abdel Karajah foi um grande impulsionador do desenvolvimento da Candangolândia e do Núcleo Bandeirante tendo sido administrador das duas regiões entre 1995 e 1996.
“Essa proposta tem por objetivo dar nome a cilcovia recém construída, dando
ao local o nome de alguém que pôde contribuir para o desenvolvimento da Cidade”, disse Hermeto.
A ciclovia foi construída com emendas parlamentares do deputado Hermeto, que transformou a via com a construção da pista, a instalação de lâmpadas de LED e a reforma de parques, quadras e pontos de encontro comunitário (PEC) por todo o trajeto.
Pensando na segurança da via, Hermeto pediu por mais policiamento, agora rondas do batalhão motociclístico da Polícia Militar acontecem 24 horas por dia.
“Queremos transformar essa via em lugar seguro e bonito. A região será modelo para outras cidades. Está tudo ficando lindo!” Afirma Hermeto.
História de Abdel Karajah
Nascido em Saffa Ramalla- Palestina, no dia 27/07/1950, chegou no Brasil em 1964 de navio, desceu no Porto de Santos em São Paulo e vindo a Brasília foi morar com seu pai e seus tios que eram mascate na Cidade Livre, hoje denominada Núcleo Bandeirante.
Abriu a sua primeira loja de confecção “Lili Modas”. Foi presidente da associação árabe palestina de Brasília e também presidente da FEPAL- Federação Árabe Palestina do Brasil e representante da associação Palestina da América Latina.
Militante do antigo PPS no Distrito Federal, Abdel Karajah, o palestino naturalizado brasileiro foi também vice-presidente da Confederação Árabe Palestina do Brasil (COPAL), administrador do Núcleo Bandeirante e da Candangolândia entre os anos de 1995 e 1996, e concorreu ao cargo de vice-governador de Brasília com o candidato Carlos Alberto Torres nas eleições de 2002.
Em maio de 2009, ele sofreu um infarto em casa, no Lago Norte e faleceu. O Núcleo Bandeirante é uma cidade-satélite do Distrito Federal. Conhecido anteriormente como “Cidade Livre”, foi a primeira ocupação dos candangos, sendo posteriormente urbanizada e tornando-se uma das cidades-satélites do Distrito Federal.
A cidade é uma das localidades mais tradicionais do Distrito Federal. A área onde hoje se localizam o Núcleo Bandeirante, a Candangolândia (Velhacap) e o Museu Vivo da Memória Candanga (ex-Hospital Juscelino Kubitschek de Oliveira ou Hospital do IAPI) constituiu um dos principais núcleos anteriores à inauguração de Brasília.