Ponto histórico da cidade a feira está completamente revitalizada e pronta para receber a comunidade
Instalada em 1993 na atual localização a Feira Permanente nunca passou por uma reforma deste tamanho. São 95 bancas e 67 feirantes beneficiados diretamente com a obra. Feirante desde antes da atual instalação da feira, Dona Antônia, conhecida pelo icônico Restaurante da Toínha, relatou que já passou muitas dificuldades por conta da falta de estrutura da feira.
“Trabalho aqui desde que a feira ainda era no salão comunitário, desde que mudamos pra cá há 28 anos nunca recebemos uma melhora tão grande. Pra mim as principais mudanças foram em relação à parte elétrica que foi toda trocada e a limpeza ao redor da feira.” Afirmou Toínha.
De acordo com ela as novas grades e podas das árvores ao redor da feira trouxeram mais conforto e um ambiente mais agradável para os clientes, que comentam sobre a melhora:
“Sempre frequentei a feira para comprar comida e algumas verduras. Mas sempre optava por levar e comer em casa, pois a feira tinha um aspecto escuro e não muito agradável. Pra mim agora é um prazer sentar com minha família para almoçar ou tomar uma cerveja.” Afirmou o funcionário público Fernando Marques.
A Feira Permanente da Candangolândia, localizada na QR 01, lote 04, tem uma área de 3.379 m² e conta com 95 boxes. Ela nasceu sendo uma feira livre, no Salão Comunitário, em 1988. Em 1991, mudou-se para um lote ao lado de onde está instalada atualmente. Em 1993, fixou-se no atual endereço como a única feira da cidade. O investimento de cerca de 2 milhões tranformaram a feira.
Sempre atento às necessidades da comunidade da Candangolândia, o deputado distrital Hermeto (MDB), foi o propulsor da reforma, por meio de destinação de emenda e articulação junto aos órgãos competentes para que a reforma acontecesse da forma mais rápida possível, visando o conforto dos feirantes e compradores.
“A revitalização da Feira da Candangolândia é mais que merecida, é necessária. Nossa Feira é o maior ponto de encontro e comercialização da cidade e deve ser tratada com a importância que merece.” Afirmou Hermeto.
O parlamentar que acompanhou e fiscalizou de perto as obras, reafirma a importância deste projeto:
“Na sexta feira, um dia antes da inauguração, ficamos até duas da manhã preparando tudo para que a inauguração fosse perfeita. Foi muito trabalho, mas a recompensa, que é ter esta linda feira na nossa cidade, compensou todo o esforço.” Completou Hermeto.
A feira também recebeu o programa Wi-Fi Social, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).
“A praia do brasiliense é a feira. É nela que nos encontramos nos fins de semana e essa entrega é mais uma prova do carinho que temos pelos feirantes. Estamos fazendo a reinauguração e, com isso, trazendo também o Wi-Fi Social para os feirantes e população”, disse o governador Ibaneis Rocha.
O cerimônia de reinauguração contou com a presença do Governador Ibaneis Rocha (MDB), da Ministra da Secretaria de Governo Flávia Arruda, da Secretária de Desenvolvimento Social Mayara Noronha, do secretário de ciência e tecnologia Gilvan Máximo, e pelos administradores regionais da Candangolândia Zé Luiz, do Núcleo Bandeirante Alberto Carvalho e do Park Way Maurício Thomaz.
Confira, abaixo, os serviços feitos na Feira Permanente da Candangolândia:
1 – Troca do alambrado por gradil modular;
2 – Reforma e pintura da platibanda;
3 – Comunicação visual;
4 – Telhados laterais;
5 – Padronização das fachadas das bancas da praça de alimentação;
6 – Instalação de exaustores eólicos;
7 – Revisão do telhado;
8 – Revitalização do piso em Granitina;
9 – Instalação de forro PVC;
10 – Instalação de tampa metálicas na caixa de hidrômetros;
11 – Correção da pavimentação em intertravados ao lado da feira;
12 – Revitalização do estacionamento lateral;
13 – Aplicação de nova camada de asfalto no estacionamento principal;
14 – Instalação de pórticos nos acessos ao estacionamento principal;
15 – Pintura geral (interna e externa);
16 – Aplicação de pastilha na parte inferior da fachada;
17 – Revisão geral de instalações elétricas;
18 – Revisão geral de instalações hidráulicas;
19 – Reforma dos banheiros;
20 – Parquinho;
21 – Reforma da área externa com implantação de conjuntos de mesas, bancos, paisagismos e novas calçadas acessíveis;
22 – Reforma e execução de calçadas;
24 – Fornecimento de mesas para a praça de alimentação.