Câmara Legislativa versão 2.020

O fim do recesso legislativo da Câmara Legislativa do Distrito Federal promete o começo de uma nova era. É que a partir de agora, a casa começará a usar o painel eletrônico. O equipamento, além de modernizar a contabilidade dos votos, fará o controle biométrico da presença dos deputados distritais, o que trará mais legitimidade e transparência aos procedimentos.

Durante a primeira reunião interna entres os parlamentares, o deputado distrital Hermeto fez uma pausa para uma entrevista à rádio CBN e falou sobre a nova modalidade de votação.

“A perspectiva é muito boa agora com essa informatização dando maior transparência para a Câmara Legislativa”, comentou o parlamentar.

O sistema é similar ao usado para as votações no Congresso Nacional.

Entenda como funcionará a votação pelo painel eletrônico

Ao ser aberta, cada votação terá o mínimo de cinco minutos, podendo ser ampliada pelo mesmo período para ser declarado o resultado oficial. Com a possibilidade de “sim”, “não”, abstenção e obstrução — no caso de o parlamentar decidir não participar da votação. Votos nominais pelo microfone ainda estão previstos, em caso de problemas técnicos.

Iniciando os trabalhos

Além da inovação tecnológica, Hermeto falou sobre as primeiras ações cogitadas para o início das atividades e sobre as pautas polêmicas que ficaram pendentes com o encerramento das atividades no final do ano passado, como o veto da praça  com o nome de Marielle Franco e o aumento das passagens. 

“Como vice líder do governo, tenho a obrigação de estar fazendo essas intermediações”, ratificou o deputado.

Em resposta a participação de um ouvinte da rádio que questionou quais ações seriam propostas para amenizar a recorrente violência que os motoristas de aplicativo têm sofrido, Hermeto usou como exemplo suas abordagens na época que era policial militar, onde a identificação visível dos táxis facilitava a abordagem pela polícia a passageiros suspeitos. 

“Hoje você não sabe se o carro é de aplicativo ou não é porque a identificação é muito pequena e isso dificulta o trabalho ostensivo dos policiais”, comentou.

Ainda sobre segurança, o distrital citou a lei 6.390/2019 de sua autoria chamada Programa Cidade Segura (PCS), que prevê a instalação de câmeras de seguranças em pontos vulneráveis da cidade que propõem inibir ações de criminosos.

Questionado sobre o que o governo pretende propor para aquecer a economia, Hermeto citou um bom exemplo de geração de empregos que é a administração do Mané Garrincha por uma empresa privada e disse que todo projeto que for para fazer a roda do emprego girar, está dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui