Coincidência ou destino? Hermeto faz aniversário no mesmo dia que a Candangolândia completa 64 anos

Por conta da pandemia do novo coronavírus, comemoração desta terça (3) foi diferente

Nesta terça feira, 03 de novembro, a Candangolândia completou seus 64 anos, mesma data em que o deputado distrital Hermeto (MDB) faz aniversário. O parlamentar, que é morador da cidade, tem um carinho especial pela região, pois foi lá que iniciou sua carreira política e por 8 anos foi considerado o melhor administrador do DF, mudando a história da Candangolândia.

“Eu tenho uma amor muito grande pela minha Candangolândia, foi aqui que passei minha vida inteira, desde que cheguei do Ceará ainda criança. Todos os anos comemoramos com uma grande festa, mas por causa da pandemia do coronavírus, este ano tivemos que cancelar as comemorações, mas não podíamos passar essa data em branco.” Afirmou Hermeto.

O deputado distrital Hermeto, saiu em um trio elétrico pela cidade parabenizando a Candangolândia. No trio houve também a apresentação musical do cantor Alex Silva. O final do percurso se deu no salão comunitário, onde a administração da cidade, junto com o vice governador Pacco Brito, realizavam a cerimônia de corte do bolo. Hermeto participou como morador da região.

Por conta da pandemia do Coronavírus, a comemoração do aniversário da Candangolândia foi diferente este ano, sem o tradicional desfile cívico e a festa na entrada da cidade. A comemoração teve que ser adaptada para evitar aglomeração: o bolo foi servido aos moradores em sistema de drive-thru, no Salão Comunitário, e também entregue em vários pontos da região.

.

Candangolândia

Berço dos pioneiros da construção de Brasília, a região da Candangolândia completou 64 anos nesta terça-feira (3).

Fixada em 3 de novembro de 1956, durante a construção de Brasília, Candangolândia celebra essa data como a da sua fundação. Mas a região só foi oficializada em 1989. Em 27 de janeiro de 1994, por meio da Lei n°658, foi designada como a 19ª região administrativa do DF.

O nome deriva do fato de os primeiros moradores, os operários da construção da nova capital do Brasil, serem chamados de candangos. Eles eram pessoas que vieram de outras unidades da federação para tirar do papel o sonho da nova capital.

O primeiro acampamento foi construído em 1956, pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), para abrigar escolas, posto de saúde, restaurante, entre outras instalações, além das residências das equipes técnicas e administrativas da empresa.

A região conta atualmente com pouco mais de 16 mil habitantes e conserva, até hoje, casas de madeira.

Por Larissa do Vale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui