Candangolândia e Núcleo Bandeirante recebem operação Quinto Mandamento

Regiões Administrativas estão entre as mais seguras do Distrito Federal

Núcleo Bandeirante e Candangolândia estão entre as regiões administrativas do Distrito Federal que receberam a operação Quinto Mandamento. Nos últimos dois anos as duas regiões tiveram grandes investimentos na área da segurança pública e vêm se transformando em bairros considerados mais seguros pela população.

A ação integrada foi coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP/DF), e teve participação das polícias Civil (PCDF) e Militar (PMDF), do Departamento de Trânsito (Detran-DF) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) – além de outros órgãos, como a Secretaria DF Legal e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF).

As ações da Operação Quinto Mandamento ocorreram em Ceilândia, Gama, Paranoá/Itapoã, Planaltina, Sobradinho, São Sebastião, Santa Maria, Sol Nascente, Vicente Pires, Samambaia, Núcleo Bandeirante e Candangolândia. Durante as abordagens, realizadas de forma conjunta entre a PMDF e a PCDF, foram consultados antecedentes criminais de 608 pessoas. Além disso, oitenta e dois estabelecimentos comerciais receberam orientações dos militares do CBMDF sobre a importância de manter em dia a documentação e cumprir exigências como as saídas de emergência.

O objetivo desta operação é inibir crimes violentos letais intencionais, uso e o tráfico de drogas, apreensão de arma de fogo e reprimir o consumo de bebidas alcoólicas combinada com a condução de veículo automotor.

Além das ações desenvolvidas pelas forças de segurança, O Núcleo Bandeirante e a Candangolândia tiveram grandes investimentos por meio de emenda parlamentar do atual líder do governo na CLDF deputado distrital Hermeto (MDB), que transformaram as regiões.

“Como policial militar da reserva considero a segurança pública um assunto extremamente importante, por isso destino boa parte das minhas emendas para contribuir com a causa.” Afirmou Hermeto.

Nas duas cidades, lâmpadas comuns foram substituídas por lâmpadas de LED que além de serem muito mais econômicas, tem uma iluminação superior, que contribui muito para a segurança da população, que já sentiu a diferença:

Rua iluminada na Vila Cauhy

“Sempre volto de ônibus para casa por volta de 22 horas, descer na parada de ônibus e andar por um caminho totalmente iluminado me deixa muito mais confiante, me sinto mais segura. Os pontos de comercialização de drogas foram totalmente erradicados nas redondezas da minha casa no último ano, as câmeras e os postes de luz expulsaram os malfeitores das ruas.” Afirmou a enfermeira Tatiane Braga.

Câmeras de monitoramento foram espalhadas por todos os pontos considerados de risco nas duas cidades. Áreas de grande circulação e comercio, entradas e saídas da cidade estão agora sendo monitoradas em tempo real.

“Tenho um comercio aqui na rua dos transportes há cerca de 6 anos e minha loja já foi arrombado duas vezes. Com a melhora da iluminação na rua e a instalação dessa câmera de monitoramento acho difícil que isso aconteça novamente, estou muito feliz com a atuação do deputado.”  Declarou Juliano..

Com informações da Agência Brasília.

Por Larissa do Vale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui