Redução do ICMS para combustíveis e gás de cozinha trazem alívio para o bolso do consumidor

Líder do governo na câmara, Hermeto defende a redução, que irá ajudar a reaquecer a economia no DF

Para alívio do bolso do motorista brasiliense, A Câmara Legislativa do DF aprovou a redução de 3% na alíquota do ICMS para combustíveis. O ICMS é o imposto sobre circulação de mercadorias e serviços e a redução tornará mais baratos o álcool, a gasolina e o diesel.

A estimativa é que o preço final da gasolina caia 7%, e o diesel, 11%.

Líder do governo na Câmara Legislativa, o deputado distrital Hermeto defende a aprovação:

“Acho esta redução muito importante para aliviar os motoristas, principalmente daqueles que trabalham com seus carros. Estamos acompanhando as dificuldades dessas pessoas, como a redução do numero de motoristas de aplicativos, que desistiram da profissão por conta dos baixos ganhos, resultados de muitos gastos, principalmente com combustível.” Afirmou Hermeto.

Como a redução impacta diretamente no orçamento, ela não pode ser adotada de forma imediata. Passara a valer só em 2022, e de forma gradual, ou seja, a queda será de 1% por ano até 2024. Na prática isso quer dizer que em 2024 o imposto terá o mesmo peso que tinha no ano de 2015.

A Secretaria de Economia do DF estima que o governo deixará de arrecadar R$345,4 milhões, mas prevê que possa ser compensado com o reaquecimento da economia, que aumentaria a arrecadação tributária.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui