Policiais Militares do DF terão assistência jurídica integral e gratuita

Esta é a proposta do Projeto de Lei PL 2040/2021, que aguarda para ser votado na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Você sabia que um policial que está em serviço, perseguindo um fugitivo e bate a viatura, por exemplo, precisa pagar do seu bolso tanto o bem danificado, como o advogado que vai julgar seu caso? É não é só isso! Qualquer situação que envolva dano ao patrimônio público, a terceiros ou qualquer tipo de lesão até mesmo contra o policial durante o cumprimento de suas funções, a assistência jurídica é de responsabilidade do próprio agente. Ou seja, o policial que está ali enfrentando todo tipo de situação, arriscando sua própria vida, não possui respaldo jurídico do Estado.

“O fato de não termos um apoio jurídico, nos limita a agir em diversas situações e quem acaba ganhando é o bandido”

comenta o policial militar, Sgt Heber Costa.

 

Segundo o texto da proposta que se chama Lei Subtenente Hermeto, em homenagem ao autor da proposição parlamentar (deputado distrital Hermeto – subtenente da reserva da PM), fica como dever do Estado, processar o (os) agressor (es) para que seja reparado todos os danos físicos, morais, psicológicos e patrimoniais causado ao policial militar que, em decorrência do exercício de suas funções, venham a ser acometidos, preenchidos os requisitos dos princípios da legalidade, necessidade, proporcionalidade, moderação e conveniência.

Ainda de acordo com o texto do projeto de lei, a aplicação deste direito independe de renda financeira do causador dos danos, podendo este ficar negativado perante o GDF até que pague todas as custas para a reparação do dano causada ao policial militar.

“Como policial militar que sou e tendo atuado por mais 30 anos pela PMDF, sei o quanto é importante para qualquer policial poder contar com ajuda jurídica sem precisar pagar por ela. É mais do que justo que tenhamos esse respaldo enquanto estamos servindo e protegendo a população”

justifica Hermeto.

O PL prevê também assistência jurídica e gratuita aos familiares do PM que venha falecer no exercício de suas funções.

Por Vanessa de Araújo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui