Com trabalho de Hermeto, enchente não é mais realidade na Vila Cauhy

O aprofundamento do rio e a construção de leitos seguraram as águas no período de chuvas. Hermeto segue lutando por mais melhorias

Na Vila Cauhy, quando chegava o período de chuva, os moradores já estavam certos de que as complicações viriam, pois a região já sofreu muito com enchentes, que entravam pelas casas causando grandes estragos. A região já passou por dois episódios de alagamento, sendo o primeiro no ano de 2016, no dia 20 de janeiro, momento em que a população foi surpreendida na madrugada com água entrando nas residências. Nessa ocasião, cerca de 60 famílias foram atingidas, com água chegando a mais de 1 metro.

Da segunda vez, foi em 2021, quando a enchente atingiu casas por dois dias consecutivos, dias 20 e 21 de fevereiro. A razão para tal situação ocorrer é porque todo o processo de urbanização do riacho fundo 1 e 2 e a obra do BRT saída sul fizeram com que o volume de água no córrego Riacho Fundo aumentasse significativamente.

O deputado distrital Hermeto (MDB), que é representante da cidade, percebendo que o cenário de tristeza atingia a comunidade, solicitou a Novacap que realizasse uma obra de aprofundamento do rio e reconstrução do leito e assim foi feito. A intervenção tem tido resultado, já que em dezembro do ano passado, fortes chuvas fizeram estragos na Bahia e em Minas Gerais, causando inúmeras enchentes, mas na Vila Cauhy esse problema não faz mais parte da realidade dos moradores. Embora a chegada de bastante água tenha feito o rio subir, não houve um transbordamento.

Hermeto pontua sobre a obra e diz que tem batalhado para mais melhorias. “Eu tenho um carinho especial pela Vila Cauhy, estive lá na última enchente. A obra de reconstrução do leito do rio ajudou bastante, mas continuo em busca da construção do muro de gabião, para dar segurança efetiva à comunidade”, disse.

Para os moradores, a obra é garantia de tranquilidade, como conta Walter Marques, diretor de comunicação da Associação dos Moradores da Vila Cauhy (Amovic). “Todo ano ficamos angustiados na época das chuvas, pois a enchente trouxe muito sofrimento, mas nas últimas chuvas as águas foram contidas pela obra feita no leito do rio”, relatou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui