Relator da CPI dos Atos Antidemocráticos convoca o General Dutra para depor

General Gustavo Henrique Dutra de Menezes era o comandante militar do Planalto durante as depredações em 12 de dezembro e 8 de janeiro

O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos Antidemocráticos na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputado distrital Hermeto (MDB), apresentou requerimento para convocação do general Gustavo Henrique Dutra de Menezes a depor. O pedido ainda precisa ser aprovado pelos demais integrantes do colegiado.

Dutra era chefe do Comando Militar do Planalto, responsável pelo Quartel-General do Exército em Brasília, onde extremistas ficaram acampados por mais de dois meses. O local era apontado como abrigo dos bolsonaristas que tocaram o terror em Brasília, em 12 de dezembro de 2022 e 8 de janeiro de 2023.

Na última quinta-feira (16/3), o ex-comandante de Operações especiais da Polícia Militar do DF (PMDF) coronel Jorge Eduardo Naime disse à CPI que colocou 500 homens para desmobilizar o acampamento no QG e que levou denúncias ao Exército, mas a força armada não teria agido.

“Em seu depoimento para a CPI, o chefe do Batalhão de Operações da PMDF, coronel Naime, apontou várias dificuldades que teve com o Exército ao tentar desmobilizar o acampamento montado no Setor Militar Urbano, que abrigou vários golpistas. No dia 8/1 também houveram ações ligadas ao Exército que atrapalhou o trabalho da PM. Segundo Naime, a manutenção do acampamento foi um dos principais motivos para os atos do dia 12/12 e do dia 8/1. Precisamos ouvir o responsável pela área para saber se isso procede e entender o porquê” deputado distrital Hermeto, relator da CPI.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui