Deputado Hermeto entrega escadão do Núcleo Bandeirante

O antigo escadão que era perigoso e causava acidentes foi substituído por rampas que dão segurança e acessibilidade para todas as pessoas

Semana agitada e cheia de ações no Núcleo Bandeirante, os moradores do Núcleo Bandeirante ganharam neste sábado (15) um novo escadão, que liga a 3ª Avenida à Avenida Central da cidade. A obra foi feita para levar acessibilidade aos pedestres que transitam no local. A grande escada que existia na área foi substituída por um conjunto de rampas com piso antiderrapante. Foram investidos R$ 260 mil de emenda parlamentar do deputado distrital Hermeto para a construção. 

“Estamos trabalhando e investindo em acessibilidade e melhorias em toda a região”, disse Hermeto. 

Elaborado e executado pela administração local, o projeto seguiu os padrões e as normas da ABNT 9050, que rege as diretrizes de acessibilidade. Além da demolição da escada e a construção das rampas, a obra contemplou paisagismo, instalação de corrimão, substituição da iluminação por lâmpadas LED e asfaltamento da rua que dá acesso ao escadão. 

“As intervenções na cidade estão dando um resultado muito importante para todas as famílias que aqui residem”, afirmou o governador Ibaneis Rocha, durante entrega do espaço. “É uma obra muito efetiva. Temos feito grandes investimentos aqui na região”, destacou, citando a reforma da Feira do Núcleo Bandeirante em execução e o projeto de remodelagem da Avenida Principal a ser iniciado. 

Sobre a reforma no escadão, o arquiteto da administração Saulo Roberto Figueiredo explicou que era preciso readaptar o espaço para atender a todos que passam ali. “Aqui só tinha, no caso, a antiga escada, sem corrimão. Para vencer esse grande desnível, foram necessárias várias rampas com idas e vindas. O desafio foi manter escadas e rampas que tivessem uma intersecção adequada. Mas consegui resolver de uma forma que ficasse agradável e o paisagismo se comunicasse”, afirmou. 

O deputado Hermeto, que destinou os recursos, destacou que essa é uma ação conjunta do governo exatamente para melhorar a vida da população local. “Esse escadão pode parecer simples, mas um cadeirante não passava. Como o nosso secretário Zé Humberto [José Humberto Pires de Araújo, secretário de Governo] diz: pequenas obras, grandes resultados. Tem obra pequena, como essa, que impacta na vida das pessoas”, classificou. 

Benefício para a comunidade 

O administrador do Núcleo Bandeirante, Cláudio Márcio de Oliveira, contou que essa era uma reivindicação antiga dos moradores. A comunidade reclamava da falta de estrutura para pessoas com deficiência e com dificuldade de locomoção, dos acidentes que aconteciam devido à escada ser íngreme e também do abandono do local que prejudicava o comércio. 

“Era uma escadão perigoso, sem acessibilidade. As quedas eram constantes e o beco era bem escuro. Hoje, além de atender os empresários e os comerciantes, aqui à noite, agora, parece uma rua de lazer porque as crianças descem dos prédios e vêm brincar. Acabamos atingindo dois pontos: os comerciantes e as crianças”, definiu Oliveira. 

A comerciante Marlene Borges, 44 anos, destacou que a obra já começou a trazer benefícios para os lojistas. “O nosso comércio já tem melhorado. Com uma semana, a gente já começou a ver que realmente teve diferença”, comentou ao dizer que o movimento cresceu. “Era um local muito visado de drogados e agora virou um local familiar, isso é o melhor de tudo, porque se descobriu um novo lugar”, acrescentou. 

Moradora da região há mais de 30 anos, a artesã Lucia de Fátima Andrade, 67, disse que enfrentava desafios para acessar a própria casa localizada na Avenida Central. “Eu tinha dificuldade, era horrível. Agora está uma beleza. Estou adorando”, admitiu. Ela já tem usado o novo escadão: “Todo dia eu vou para a Casa da Cultura e desço por aqui. Uma maravilha”. 

Investimentos na região 

Essa é apenas mais uma das ações de Hermeto no Núcleo Bandeirante. Nesta semana, teve início a obra da ciclovia que vai ligar a cidade à Candangolândia, com 1,5 km de extensão, paralela à marginal sul da Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB). E a grande reforma da feira Permenante continua a todo vapor.  

“Já entregamos a primeira parte, a segunda parte que está foi totalmente reconstruída também será entregue nos próximos meses”, conclui Hermeto.  

Com informações do Jornal de Brasília. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui