O relator da CPI dos Atos Antidemocráticos convida o Secretário do GSI General Penteado para depor 

O convite foi feito para que o general explique a falha na segurança e porque o ex secretário não providenciou o bloqueio na passagem dos invasores no dia do fato

O deputado distrital Hermeto (MDB), relator da Comissão Parlamentar de inquérito (CPI) dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa do DF, convidou nesta sexta-feira(22), o General Carlos Assumpção Penteado, Ex-Secretário Executivo do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), para prestar os devidos esclarecimentos sobre os fatos ocorridos em 12 de dezembro de 2022 e 08 de janeiro de 2023.

De acordo com o documento enviado, o principal motivo deste convite foi devido ao depoimento do General Dias a esta CPI, onde ele afirmou que o então secretário-executivo do GSI, General Penteado, não informou sobre a situação das manifestações que ocorriam na Praça dos Três Poderes. Disse ainda que entrou em contato com o general Penteado às 14h de domingo, dia 08, e foi informado de que a situação no Planalto e arredores estava normal e tranquila, e que ele não precisava ir até lá. Mas que mesmo assim o então general decidiu ir ao local e constatou a situação que estava lá, oportunidade em que questionou a Penteado sobre a ausência de bloqueio no Plano Escudo.

Segundo G. Dias, o general Penteado não explicou a falha na segurança e providenciou imediatamente o bloqueio. G Dias então contatou o General Dutra, chefe do Comando Militar do Planalto, e solicitou que ele enviasse todos esforços para o Palácio. No entanto, ele testemunhou o último bloqueio da PM sendo rompido antes que os vândalos chegassem ao Planalto.

“Convidamos o general Penteado par que ele possa explicar sua versão dos fatos e complementar as informações que precisamos para desenvolver um relatório ainda mais aprofundado do que aconteceu”, afirma Hermeto. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui