Com Projeto de Lei de Hermeto, caravanismo no DF é democratizado

Proposta visa a criação de pontos de apoio destinados à atividade 

No Brasil, a atividade do caravanismo, que consiste em viajar e acampar em um veículo, como em um motorhome, por exemplo, que é caracterizado por ser um Veículo de Recreação ou RV`s, está em crescimento. 

De acordo com a caravanista Mirjam de Wit, esse avanço da prática aqui no país é percebido em razão dos diversos encontros frequentes em várias regiões, que ano a ano aumenta o número de participantes. 

No DF, a atividade também possui atenção, já que foi decretada Lei dentro da Câmara Legislativa, a de nº 7.079/2022, que regulamenta atividades em caravanas para turismo e lazer no Distrito Federal. 

No entanto, percebendo que é necessário ter uma maior demarcação sobre os pontos específicos para o caravanismo, o deputado distrital Hermeto apresentou o Projeto de Lei 2577/2022, que dispõe sobre a criação e implantação de parques de campismo e pontos de apoio à atividade no Distrito Federal, em consonância com a Lei Distrital já existente. 

Assim, para que os pontos sejam criados, é preciso  observar algumas necessidades básicas dos usuários, como ser um local seguro para estacionar o veículo, com monitoramento por câmeras e/ou rondas por equipes de segurança, ser um local de fácil acesso, sendo próximo a rodovias ou vias públicas, além de ser um ambiente com pontos de água potável instalados, energia elétrica instalada, sistema de esgoto instalado e existência de banheiros masculino e feminino com acessibilidade. 

Fora essas questões, por óbvio, é preciso ter placas de sinalização informando que o local se destina a utilização como ponto de apoio para pernoite ou para utilização emergencial por curtos períodos.

O deputado Hermeto entende a importância da implementação desses locais. “A atividade está em constante crescimento e é necessário que os praticantes tenham espaços ideais para melhor conforto, então a criação de pontos é adequada”, defende. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui